Serra Gaúcha tem avanço em projeto para transformar resíduos em energia

O projeto que prevê transformar resíduos sólidos de municípios da Serra Gaúcha em energia avançou uma etapa importante. Desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com adesão de 32 municípios da região, o Resíduos Serra (RS UP) recebeu licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). A conquista é uma das etapas necessárias para a liberação da instalação de uma unidade teste no aterro Rincão das Flores, na localidade de Apanhador, divisa entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula. 

Durante um ano foram coletadas amostras de resíduos urbanos dos municípios aderidos ao projeto, com este material foram feitas análises e testes nas tecnologias de pirólise e biodigestão. Para que a unidade teste saia do papel, entretanto, novas etapas precisam ser cumpridas. A operação, que terá caráter experimental, prevê ter capacidade máxima de processamento de 5 (cinco) toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos. Conforme o coordenador técnico do RS UP e responsável pelo Laboratório de Energia e Bioprocessos da UCS, professor Marcelo Godinho, a nova fase da proposta necessita da adesão contratual dos 32 municípios envolvidos, estudos adicionais e desenvolvimento de um projeto executivo. O objetivo é garantir uma licença de instalação.

Entre os benefícios ambientais atrelados ao projeto, o professor Godinho ressalta a redução dos gases de efeito estufa a partir da descarbonização. A iniciativa também dialoga com os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos de eliminação de lixões e aterros controlados.

Se tudo ocorrer dentro do cronograma previsto, a operação experimental poderá entrar em funcionamento em 2025.

 

Matéria na íntegra: Projeto para transformar lixo em energia pode ter unidade teste instalada na Serra em 2025 | Pioneiro (clicrbs.com.br)

 

Postado: 02/10/2023

Outros Artigos